No dia 2 de abril, a Nova Acrópole Lauro de Freitas promoveu a palestra intitulada “A saga heroica do ser humano”, ministrada pelo professor João Paulo Vieira, que recordou que a nossa forma de comunicação com os demais e com a natureza ainda é muito incipiente nos dias atuais, e que devemos voltar a estabelecer contato com esse aspecto mais interno, conosco, e com o mundo ao nosso redor.
Também comentou sobre a diferença entre os aspectos racionais e simbólicos, ambos importantes para compreender a realidade. Este último, representando a linguagem da natureza, onde é através desta que podemos entrar em contato com o sagrado, com os aspectos mais profundos destes conhecimentos.
Durante a palestra, viu-se que o herói é um símbolo e que o caminho heroico serve para unir a personalidade humana com o seu Eu interior. O herói é um referencial para nós, e nos identificamos com ele porque nos assemelhamos em determinado grau à ele, que inspira o ser humano a ser melhor, a crescer, a despertar elementos internos, potenciais, e a resgatar o caminho da evolução. O herói conquista a vitória fora porque tem consciência das lutas de dentro e sua finalidade é a evolução interior.