Cortesia nas Relações Humanas: a chave para a harmonia da convivência em sociedade

Por Bahia - Lauro de Freitas

Na quarta-feira, dia 3 de setembro, a Nova Acrópole Lauro de Freitas promoveu gratuitamente a palestra “Cortesia nas Relações Humanas: a chave para a harmonia da convivência em sociedade”, ministrada pelo professor Erick Barcelos e por Raphaela Macedo.

Foi apresentada a ideia da Corte como um local adequado à reunião de pessoas nobres de Alma, que reconhecem suas características diferentes, contudo, convivem juntos por terem um Ideal Humano em comum, com a consciência que a sua união advém de laços espirituais, buscando construir assim uma verdadeira fraternidade.

Os palestrantes trouxeram os princípios vividos na Nova Acrópole, sobretudo o da Fraternidade, e para atingi-lo, o passo inicial é o exercício consciente da virtude da cortesia. Além da abordagem deste, também explicaram os princípios do Conhecimento e do Desenvolvimento Humano, uma vez que o amor à sabedoria aumenta a aproximação das pessoas sem fazer distinções e, ao desenvolver-se, torna-se melhor para si e para a sociedade.

Finalizaram a palestra com a ideia de que a convivência saudável só é alcançada se houver cortesia e, somente com a convivência poderá se chegar à concórdia, que é um estado de harmonia e paz, levando aos participantes a oportunidade de refletirem sobre suas atitudes e ações cotidianas e como pequenas práticas diárias podem melhorar suas vidas.