Palestra homenageou as Mulheres na Filosofia

Por Bahia - Lauro de Freitas

No último dia 6 de março, a sede Lauro de Freitas promoveu a palestra on-line “As Mulheres na Filosofia’’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ministrada pela professora Leonor Fernandes, a palestra trouxe algumas das mulheres filósofas cujos nomes chegaram até nós.

Leonor apresentou ao público as Pitagóricas Themistoclea e Theano de Crotona, e a filósofa Aesara de Lucania (IV a.C.), que nos falava que a natureza humana tinha princípios espirituais e racionais, que as mulheres tornaram possível a justiça social, além de serem grandes educadoras. Também foram trazidas as filósofas da Academia Platônica, Axiothea de Filos (393 a.C.) e Lastheneia de Mantinea (séc IV a.C.).

Falou também sobre Roma, onde viveram as Vestais, mulheres sábias que custodiavam o fogo sagrado. Outros nomes foram citados, como Hildegard de Bingen, que conhecia muito de medicina, arte e propriedades das plantas; Heloísa de Paráclito, sobre o amor como o fio que conduz à sacralidade da vida; e Margueritte Porette, que dizia que o ser humano tinha razão, amor e alma e que unindo todos esses aspectos, poderia alcançar o ponto mais pleno de vida.

Duas outras grandes filósofas foram trazidas na palestra: Hipátia de Alexandria e Helena Petrovna Blavatsky. Hipátia viveu em um período de muita perseguição aos pensadores, de muito fanatismo, mas deixou imensas contribuições nas áreas que estudou: matemática, astronomia, filosofia, oratória, retórica, entre outras. Helena Petrovna Blavatsky resgatou importantes ensinamentos antigos, deixando um legado extraordinário.

Apesar de conhecermos pouco sobre estas grandes buscadoras da Sabedoria, elas exerceram papéis de grande importância nas sociedades antigas, protegendo o intramuro das cidades e tendo trabalhos grandiosos e valiosos em diversas áreas do conhecimento.