“Ensinamentos do Budismo: a dor como veículo de consciência”, foi o tema da palestra on-line promovida pela sede Lauro de Freitas neste sábado, dia 30 de janeiro. Ministrada pelo professor João Paulo Vieira, a palestra foi inspirada no Dhammapada, uma das principais obras da tradição legada por Sidarta Gautama, o Buda.
João Paulo iniciou o tema lembrando que absolutamente todos sentimos dor, cada qual à sua maneira, e de que existe um sentido para a existência da dor, que vai de encontro à finalidade da vida de todo ser humano: se melhorar ao alcançar níveis mais elevados de consciência. “A dor serve como um alerta, uma indicação de que algo está errado e de que precisamos nos ajustar”.
A palestra trouxe ainda os ensinamentos de Buda sobre as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Óctuplo Caminho. As Quatro Nobres Verdades nos dizem que a dor existe e que suas causas estão relacionadas com nossos desejos. A cessação se dá com a compreensão profunda e modificação de nosso nível de consciência e, por último, o caminho para a cessação da dor, que seria o Nobre Óctuplo Caminho.
Seguindo os ensinamentos do Mestre Buda, podemos buscar aplicar o Nobre Óctuplo Caminho. Trata-se de um posicionamento reto em cada um destes âmbitos de nossa vida: intenções, pensamentos, palavras, condutas, meio de vida, esforço, atenção e concentração. “Ser reto é pautar estes elementos em virtudes, aplicando a vontade interior para desenvolver todos eles com desapego e com um nível de consciência elevado”. Falou ainda de que a dor é o veículo da consciência porque nos permite enxergar que precisamos mudar e que devemos retornar para o reto caminho, para quem verdadeiramente somos. “Precisamos refletir sobre a dor e encará-la como uma ferramenta pedagógica”, conclui.