A Nova Acrópole de Londrina comemorou a Semana do Meio Ambiente com uma série de palestras e apresentações cuja temática foi voltada à compreensão filosófica sobre o papel dos seres humanos e sua relação com a natureza.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 junho, data estabelecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia em 1972. No Brasil, o Governo Federal instituiu a Semana do Meio Ambiente pelo Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981.
Em sua apresentação, a palestrante Yara Aline nos trouxe: “A ideia da Semana do Meio Ambiente não é só trazer uma visão técnica, mas também filosófica sobre a relação dos seres humanos com a natureza”.
As atividades propuseram esta reflexão através de uma compreensão unificadora, não fragmentada, da natureza e também a superação da dicotomia homens x natureza.
O palestrante Pedro Parizotto apontou: “Se passamos a compreender o nosso papel no mundo, passamos a entender que fazemos parte da natureza”.
A compreensão ampliada da natureza como a expressão viva nos permite compreender a importância de manter o nosso meio desintoxicado, limpo e belo. Cabe a cada ser humano compreender que faz parte da natureza e dela preservar como seu próprio lar.