A Organização Nova Acrópole de Niterói ofereceu, entre os dias 19 e 21 de março, um ciclo de palestras com o tema “Mulheres que Mudaram a História”.
Na noite de segunda-feira, 19 de março, a professora Emília Vargas falou sobre a grande filósofa “Helena Petrovna Blavatsky” ao público presente. Nascida na Ucrânia em 1831, era filha de nobres russos. Teve uma educação refinada e desde muito cedo mostrou-se rebelde e independente. Na idade adulta, percorre o mundo para enlaçar a sabedoria recolhida em lugares remotos e, com a orientação de seus mestres, realiza uma série de investigações que resgataram um rico conhecimento acerca das ciências antigas e tradicionais. A partir de seu esforço, deixa várias obras como “A Voz do Silêncio” e “Doutrina Secreta”. Foi uma das fundadoras da Sociedade Teosófica em 1875, que tinha como lema: “Não há nada superior a Verdade”.
“Hipátia, a notável filósofa da Escola de Alexandria” foi o tema da noite de terça-feira, dia 20, proferida pela professora Sílvia Guasti. Segundo ela: “Hipátia foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria lecionou filosofia e astronomia. Viveu com base em seus ideais, de fortes convicções e foi um grande exemplo de fortaleza e amor pela sabedoria”.
A última palestra foi apresentada na quarta-feira, dia 21, pela professora Maria Salete Ferreira que abordou o tema “Mulheres da Idade Média”. O papel que as mulheres tiveram na história da filosofia, sua participação na Filosofia da Antiguidade e sua contribuição para o pensamento filosófico na Idade Média foram apresentados aos participantes, destacando algumas mulheres que sobressaíram às dificuldades inerentes à época em que viveram.
A palestras contribuíram para que as pessoas pudessem conhecer um pouco do legado destas importantes mulheres, que colaboraram com suas reflexões e sua vida, para a evolução do pensar e viver humano. Mulheres filósofas que foram capazes de realizar as maiores proezas em favor dos mais nobres ideais.