A XIII Semana da Filosofia, este ano com o tema “Confúcio, o filósofo chinês”, foi comemorada pela sede Niterói da Organização Internacional Nova Acrópole com a palestra A Moral e a Política em Confúcio, com a professora Emília Vargas, no dia 07 de novembro.
Foi abordado sobre o sentido da ética e da moral no contexto filosófico, e da política e da educação para elucidação da linguagem. Explicada a ideia do homem JU e do Governo LI, bases para compreensão da forma de governo proposta por Confúcio.
O Homem JU é o político ético incorruptível que passou por um longo processo de educação e formação para desenvolver seu caráter, suas virtudes e os valores humanos em si mesmo, e por isso é capaz de conduzir a política com justiça levando cada cidadão ao ápice de seu desenvolvimento e evolução, chegando assim a harmonia social que ele chamava de governo LI.
Nesse ponto, é feita uma citação do livro A República de Platão que trata do mesmo tema, porém, com uma linguagem mais ocidentalizada e mais próxima de nossa compreensão, deixando claro a importância da formação moral do ser humano para se chegar a harmonia social e a felicidade coletiva.