XVII Semana da Filosofia celebrada com palestras e reflexões

Por Rio de Janeiro - Niterói

Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole do Brasil promoveu entre os dias 15 e 17 de novembro palestras no canal YouTube. No dia 15, o tema elencado foi “Mitos Heroicos, uma visão comparativa” com a professora Lúcia Helena Galvão. Dia 16, “O simbolismo como linguagem da vida” com o professor Luis Carlos Marques. Dia 17, “Símbolos para a Reflexão” com a professora Luzia Helena Echenique.

A transmissão das palestras foi acompanhada presencialmente na Nova Acrópole Niterói, e após cada palestra foi promovido um diálogo sobre o tema apresentado gerando reflexões filosóficas.

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia por acreditar no valor da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e a Nova Acrópole comemora anualmente através da Semana da Filosofia.

A Semana da Filosofia alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades por ser uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.