
No domingo, dia 17 de abril de 2025, às 18h, a Nova Acrópole realizou sua primeira atividade na cidade mineira de Poços de Caldas: uma palestra e, logo depois, um café filosófico, em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra.
O encontro, intitulado: “A busca da Unidade na multiplicidade”, ocorreu no Centro Cultural Casa Hermes e contou com um diálogo que ocorreu após a apresentação do tema.
Ao ser recebido na Casa Hermes, cada participante foi presenteado com um cookie, que continha uma frase filosófica, com objetivo de inspirar o diálogo que seria realizado posteriormente. São elas:
“Cada coisa na natureza, ser humano, planta ou o que seja, está passando por um processo de evolução.” N. Sri Ram
“Todo o crescimento deve partir sempre de dentro. É a raiz que torna forte a árvore, e não a quantidade de folhas.” Delia Steinberg Guzmán
“Tudo é vida na natureza, a vida em si é um movimento vibrante.” N. Sri Ram




A busca da Unidade na multiplicidade
“A busca da Unidade para além das diferenças”, foi o lema escolhido pela Nova Acrópole para realização de três importantes eventos que realiza anualmente: o Dia da Mãe Terra, o Dia da Arte e o Dia Mundial da Filosofia. Compreende-se que a natureza é Una, ainda que haja tanta multiplicidade em sua manifestação. Por isso, buscar o que é Uno, mas em meio ao múltiplo se refere a um princípio de equanimidade entre os seres humanos.
Dia Internacional da Mãe Terra e contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A atividade alinha-se, assim, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU). Mais especificamente, aos ODS#3, que promove saúde e bem estar e ODS#4, que propõe práticas educacionais de qualidade.
