
A noite celta no Quintas Musaicas levou o público a uma verdadeira viagem sonora pelas paisagens místicas da música celta. A edição de junho do projeto promoveu a apresentação do Grupo Avalon, no dia 26 de junho de 2025, na sede da Nova Acrópole Porto Alegre. O evento atraiu dezenas de pessoas, encantando, assim, a plateia com um repertório vibrante e imersivo.


Grupo Avalon e noite celta no Quintas Musaicas
Integram o grupo Tales Melati (gaita de fole e tin whistle), Cândido de Castro (percussão e efeitos sonoros), Renata Bernardino (fiddle e vocal) e Marina Gimenez (piano). Três dos integrantes são voluntários da Nova Acrópole. Nesta edição, o grupo contou ainda com a participação especial da musicista e compositora Zendaya Vasques.
A apresentação incluiu instrumentos típicos e figurinos característicos, e propôs, desse modo, uma imersão no universo musical celta. O público acompanhou composições que dialogam com temas como natureza, mitologia e tradição.
O projeto Quintas Musaicas é realizado pela Nova Acrópole Porto Alegre, com o apoio do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. A coordenação do projeto, na Universidade, é do professor Marcos Vinícius Araújo.
Atividade cultural aberta
O Projeto Quintas Musaicas é uma atividade cultural aberta e, além disso, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030, contribuindo, dessa maneira, com o ODS#10 – Redução das Desigualdades. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível, doados para entidades parceiras da escola que atuam com pessoas em vulnerabilidade social.