O auditório da Nova Acrópole Porto Alegre estava cheio no dia 28 de setembro para ouvir o grupo “O Tambor e o Feminino”, em uma apresentação do Projeto Quintas Musaicas.
Formado por 18 mulheres e sob a orientação do percussionista Cândido de Castro, os artistas trouxeram um trabalho pioneiro sobre os tambores mais antigos da humanidade (frame drums), com origem no Oriente Médio e no norte da África.
A proposta do grupo é resgatar um tempo em que esses tambores eram predominantemente tocados por mulheres. Busca-se a conexão introspectiva com a natureza e a ancestralidade, além da mistura de danças como a dança do ventre e a dança sufi. No repertório, o público ouviu músicas autorais de Cândido de Castro como: Viagem, Oração Tribal, Cavalaria Trilha, Danças do deserto e Árabe.
O projeto Quintas Musaicas arrecada doações de alimentos não perecíveis para a Escola de Educação Infantil Vó Maria, responsável pela educação e acolhimento de 60 crianças da comunidade e entornos.
A ação mensal da Nova Acrópole também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #10 – Redução das Desigualdades, por ser um evento cultural e aberto ao público.