IX Semana do Meio Ambiente promove atividades com convidados e instituições parceiras

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Nova Acrópole realizou a IX Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, em Porto Alegre. Com o intuito de promover conscientização e reflexão filosófica acerca de temas ecológicos e ambientais, o evento conferiu especial atenção à atuação e conduta humana.

O evento, que ocorreu na sede da Nova Acrópole, procurou oferecer soluções e ideias práticas e rentáveis para uma vivência mais harmônica, saudável e consciente no meio urbano. A programação contou com exposição fotográfica, palestras e oficina culinária.

A mostra fotográfica, oferecida pelo médico, fotógrafo e filósofo à maneira clássica, Eugênio Lisboa, ficou em cartaz por duas semanas, procurando resgatar a beleza natural de Porto Alegre e seu entorno.

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, a mesa redonda Empreendedorismo sustentável: conheça casos de sucesso no RS contou com as presenças de Bernardo Mattioda, sócio-fundador da empresa Plantário, e Eduardo Tremarin, sócio-fundador do projeto Co&Reco (Collect & Recover). Já no segundo dia foi realizada a palestra Relógio do corpo humano: saúde ao alcance de todos, em parceria com a Emater-RS, e contou com as presenças de Gervásio Paulus, Extensionista Rural da EMATER-RS, e Sara Ceron, Engenheira Ambiental e membro voluntária da Nova Acrópole Porto Alegre.

O terceiro dia de evento levou ao público uma oficina culinária, ministrada por Vera Sebben e pela chef Sílvia Pires, intitulada Resíduo ou nutrição? Oficina de reaproveitamento de alimentos. A atividade buscou oferecer ao público receitas práticas que proporcionam opções de uso de alimentos e partes de alimentos que geralmente não são aproveitados, além de dicas de conservação para evitar desperdícios.

Para finalizar a semana, o Projeto Pequeno Eco Cidadão, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou atividades e experiências sensoriais para crianças de 4 a 10 anos no intuito de despertar a consciência ambiental em uma linguagem lúdica adaptada à idade.

A IX Semana do Meio Ambiente contou ainda com uma Edição Especial das Quintas Musaicas, em um concerto promovido pela Orquestra Jovem do IPDAE (Instituto Popular de Arte e Educação).