No dia 2 de junho, o violão clássico foi o grande destaque no Quintas Musaicas, evento que ocorre com regularidade na sede da Nova Acrópole de Porto Alegre. Nesta edição, contou com a presença do violonista Marcos Araújo.
Apesar do violão ser um instrumento dos mais conhecidos, a apresentação surpreendeu por ter se tratado de um solo e por ter trazido a mistura de músicas clássicas e populares de forma instrumental.
O musicista começou com Prelude e Fugue de J.S. Bach, passou por Largo e Allegro de Luigi Legnani e finalizou o concerto com samba bossa-nova, valsa e choro de Radamés Gnattali, entre outras peças. Marcos é Doutor em Estudos em Performance Musical e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.
O Quintas Musaicas é um evento cultural, gratuito e aberto ao público, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #10 que trata da Redução das desigualdades, por ser um evento cultural, gratuito e aberto ao público.