O dia 14 de maio foi especial para as 110 pessoas, entre alunos e seus convidados, que estiveram presentes na sede da Nova Acrópole de Porto Alegre para prestigiarem a Noite Celta. A atividade proporcionou um evento completo de imersão na cultura de um povo que dá origem a muitos costumes e tradições difundidos por todo o mundo, mas que atualmente está mais restrita a países como Irlanda, Escócia e País de Gales.
Os convidados foram recebidos em uma sala decorada ao estilo de um bosque celta. Na sequência, a gaita de fole, tocada pelo músico convidado Tales Melati, chamou a todos para percorrer a cultura através da história e da arte com uma palestra preparada pelo historiador e professor da Nova Acrópole Luiz Cachoeira, além de um concerto musical, apresentado por músicos voluntários da instituição.
A dança também foi parte importante do contato com a cultura celta, que se fez presente através de quatro intervenções: solo da ninfa bailarina, dança celta em grupo, solo de dança escocesa e dança circular celta, convidando a todos a interagirem no salão. A noite ainda contou com coquetel inspirado na tradição celta e com o tradicional hidromel, bebida típica fermentada de mel, oferecida aos participantes.
O evento foi totalmente organizado pelos voluntários da Nova Acrópole com o objetivo de formação e de integração, bem como arrecadação de fundos, revertidos para atividades de cunho social e cultural da instituição. A Noite Celta representou ainda a retomada de atividades culturais de forma presencial após o período da pandemia.
Esta ação contribuiu ainda com o ODS #3 de Saúde e bem-estar – para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades -, dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).