Noite dedicada aos 200 anos da 9ª sinfonia de Beethoven

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

O Projeto Quintas Musaicas de 20 de junho ofereceu ao público uma belíssima apreciação musical comentada, em comemoração aos 200 anos da primeira apresentação da obra-prima de Ludwig Van Beethoven, a 9ª Sinfonia. As musicistas e professoras Juleandra Lima e Daiana Fülber, voluntárias de Nova Acrópole, conduziram a apreciação, destacando trechos marcantes da composição e trazendo uma compreensão mais profunda de sua importância musical e histórica. 

Conhecida como Sinfonia Coral, a 9ª sinfonia de Beethoven revolucionou a música de sua época ao introduzir vozes cantadas dentro de uma sinfonia. A primeira apresentação da Nona Sinfonia ocorreu no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. Beethoven compôs esta obra já completamente surdo, o que torna ainda mais impressionante a sua realização, pois nunca pôde ouvir sua própria obra com os ouvidos físicos. 

A série de apresentações artísticas Quintas Musaicas é realizada pela Nova Acrópole Porto Alegre, com o apoio do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. A coordenação do projeto, na Universidade, é do professor Marcos Vinícius Araújo.

O ingresso é 1 kg de alimento não perecível ou kits de higiene e limpeza, que são doados às pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A Nova Acrópole entende que a arte e a beleza são um ponto de luz para iluminar os caminhos de renascimento e reconstrução. 

O Projeto Quintas Musaicas é uma atividade cultural aberta e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com a ODS #10 – Redução das Desigualdades.