O I Candeeiro da Cultura Gaúcha, festival filosófico beneficente, abriu as portas do Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS no dia 15 de julho e contou com a participação de grandes nomes da música gaúcha, como Renato Borghetti, Fátima Gimenez, Hique Gomez, Lúcio Yanel, Alejandro Brittes e Cadica Cia. de Dança. Além dos artistas especialmente convidados, também se apresentaram o Coral Euterpe, Camerata Orfeu e Os Luzeiros, grupos formados por voluntários de Nova Acrópole.
O evento reuniu um público de mais de 300 pessoas para apreciar música, dança, declamação de poesia e esquetes teatrais tradicionalistas, promovendo a aproximação e a valorização da cultura gaúcha. Utilizando-se do simbolismo do candeeiro, objeto utilizado para iluminar, o objetivo do I Candeeiro da Cultura Gaúcha foi trazer luz à tradição gaúcha, transmitindo as virtudes e valores do povo sul-rio-grandense.
Após as apresentações artísticas, o público foi convidado a continuar a festa no casarão histórico Solar Palmeiro, sede da Nova Acrópole Porto Alegre, onde puderam aproveitar comidas típicas e atrações variadas.
O evento não tem fins lucrativos e o valor arrecadado é revertido integralmente em doações e campanhas beneficentes da instituição, além da manutenção do Solar Palmeiro. Além disso, parte dos ingressos é doada a instituições parceiras, como a Creche Vó Maria e a Associação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O I Candeeiro da Cultura Gaúcha está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #10 – Redução das Desigualdades, por ser um evento cultural e aberto ao público.