As ‘Quintas Musaicas’ ocorrem todos os meses procurando trazer um momento de inspiração através do potencial criador que a música possui. A edição de novembro ocorreu dia 3 de outubro, na sede Porto Alegre da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado -, em homenagem ao Dia Internacional da Música.
Na ocasião, o Quarteto de Contrabaixos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Prof. Alexandre Ritter, e que conta com a participação dos alunos Ezequiel de Paula, Márcio Bolzan e Wendell Rosa, tocou a todos com sua apresentação. O repertório transitou entre Bernhard Alt, J. S. Bach, Joseph Lauber, J. Strauss, entre outros.
Ao final, uma palestra com o título “A Contribuição da Arte para os Dias de Hoje”, ministrada por artistas voluntários da Organização Nova Acrópole, versou sobre o resgate da arte na visão filosófica, ressaltando principalmente o papel pedagógico da arte, em especial, a música. Foram apreciados vários exemplos da expressão artística ao longo do tempo: escultura, pintura, afrescos, música, poesia e dança. O tema principal versou sobre a Arte como um caminho de busca da Sabedoria e do melhor do ser humano, ou seja, a visão da arte como um meio, e não um fim em si.