Semana da Filosofia contou com palestras, salas temáticas e reflexões sobre o tema “Filosofia em Ação”

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

A XVIII edição da Semana da Filosofia foi comemorada entre os dias 16 e 18 de novembro pela Organização Internacional Nova Acrópole – sede Porto Alegre, em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco desde 2005.

Nesta edição de 2023, o tema “Filosofia em Ação” foi desenvolvido em todas as unidades da Nova Acrópole no mundo. Em Porto Alegre, a temática foi aprofundada através de reflexões sobre como a Filosofia ajuda de forma prática na vida cotidiana das pessoas. Conhecer-se e Dominar-se para Realizar-se foram as chaves de compreensão que foram trabalhadas ao longo da programação especial durante os 3 dias de evento.

Em relação ao Conhecer-se, o público foi convidado para participar de uma sala temática que consistia em um tipo de túnel. Nesse local havia uma série de questionamentos, sons da natureza e um aroma especial para que todos os sentidos fossem ativados para as reflexões. Ao final do percurso, cada um teve a oportunidade de receber um presente, que era um espelho refletindo o seu rosto. Além da sala temática, os visitantes contaram com a palestra “Sete Chaves Filosóficas para Conhecer a si mesmo” para fechar a experiência.

Na temática Dominar-se, o público foi convidado a participar de práticas de artes marciais. Além disso, contamos com a palestra “Educação da Vontade: como tomar decisões em um mundo acelerado”.

Por fim, a última sala foi com a temática Realizar-se, na qual todos puderam colocar em prática tudo o que foi aprendido nas salas anteriores através de uma técnica japonesa de plantio chamada “kokedama”. Após o plantio, as pessoas puderam doar suas kokedamas a quem estivesse participando da Semana da Filosofia. As palestras do dia foram “Voluntariado como modelo de ação eficaz” e “O Ciclo de Vida do Ser Humano”.

Além das salas temáticas e palestras, tivemos a Ecofeira – com produtos orgânicos, gastronomia artesanal, artigos de artesanato, cosméticos naturais, papelaria, roupas, acessórios, entre outros produtos. Contamos com apresentações do Coral Euterpe e do teatro das Távolas, oficinas de artes marciais, cookies, cuidados com plantas e refrigerantes artesanais, e apresentação de Haedong Kumdo e Ninjutsu.

O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades, por ser uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.