
A Nova Acrópole Porto Alegre apresentou o espetáculo infantil “As Aventuras de Dom Quixote”, no dia 11 de outubro de 2025. A unidade voltou à cena cultural da cidade com esse espetáculo cênico-musical beneficente — uma tradição que mantém há mais de dez anos.
Desta vez, os alunos da escola escolheram uma obra inspiradora, que há gerações desperta em crianças e adultos o ideal de justiça, verdade e amor.
O projeto tem como objetivo aproximar a arte da filosofia e proporcionar às crianças uma experiência lúdica. Desse modo, baseando-se em contos e mitos de diferentes épocas, despertam-se valores e virtudes humanas.

A jornada de Dom Quixote
A jornada de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança é repleta de humor, aventura e simbolismos. E foi vivida no palco de forma mágica e apreciada pelos pequeninos. Para a Nova Acrópole, a arte é uma ferramenta transformadora que deve começar pelas crianças. Desse modo, incentiva-se a imaginação, o senso de justiça e o amor pelos livros.
O espetáculo foi voltado especialmente a crianças de 3 a 10 anos, com prioridade para duas instituições: a Escola de Educação Infantil Creche Vó Maria e a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Por meio do “apadrinhamento”, voluntários da Nova Acrópole custearam transporte, lanches e brinquedos, garantindo que crianças em situação de vulnerabilidade tivessem acesso à experiência teatral — no total, 60 crianças entre 4 e 8 anos.
As atividades incluíram lanche, contação de histórias promovida pelo Instituto Cervantes, um momento musical com a professora Daiana e demais músicos acropolitanos. Por fim, realizou-se a apresentação da peça Dom Quixote. Ao todo, 40 voluntários participaram do evento.

Por que utilizar a obra de Miguel de Cervantes em um espetáculo infantil?
Porque a obra de Cervantes é extremamente rica ao apresentar o ideal cavalheiresco — “Sonhar o sonho impossível, sofrer a angústia implacável, pisar onde os bravos não ousam, reparar o mal irreparável, amar um amor casto à distância, enfrentar o inimigo invencível, tentar quando as forças se esvaem, alcançar a estrela inatingível: essa é a minha busca”. Ela também fala sobre a nobre aspiração de transformar o mundo: “Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça!”.
O resgate da cultura e das obras clássicas, como Dom Quixote, faz parte da proposta da Nova Acrópole.
Apresentar ideias tão profundas e adaptá-las para o universo infantil é um ato de amor e justiça. Afinal, as crianças são as sementes que devemos regar e cuidar, para que cresçam fortes e virtuosas na construção do amanhã.








