Trilha Ecológica no Morro do Osso em Porto Alegre

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Na manhã do dia 10 de setembro, os alunos e voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – sede Porto Alegre, realizaram mais uma atividade da Escola do Esporte com Coração – desta vez, em parceria com o grupo de voluntários responsáveis pelas ações sociais e de ecologia.

A atividade realizada foi uma trilha ecológica em uma das mais belas paisagens da cidade de Porto Alegre, O Morro do Osso, uma formação geológica que faz parte da cadeia de morros graníticos localizados na capital gaúcha, e que está localizado no Parque Natural Morro do Osso, parque municipal de Porto Alegre.

Além de apreciar a belíssima vista ao longo da trilha, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a atividade física e desportiva como uma forma de união, crescimento e desenvolvimento humano através de diálogos sobre a relação do Morro com a cidade, exposição sobre aspectos naturais de Porto Alegre, como a formação dos morros, o avanço do mar e a formação do Lago Guaíba, bem como os demais lagos das redondezas. Além disso, os participantes experimentaram momentos de silêncio e renovação em contato com a natureza, participaram da leitura da obra Jogos de Maya, de Delia Steinberg Guzmán, e confraternizaram durante um piquenique na natureza.

Essa ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente com o ODS #3 de Saúde e bem-estar e ODS #4 de Educação de Qualidade, por promover práticas de atividade física e por trazer conhecimentos sobre aspectos geográficos da cidade.