A música de compositores latino-americanos para o violão foi o destaque do Quintas Musaicas de 18 de abril, com o violonista Marcos Vinícius Araújo. O público apreciou peças de nomes como Antônio Lauro (Venezuela), Augustín Barrios (Paraguai), Carlos Guastavino (Argentina), Leo Brouwer (Cuba), além dos brasileiros Radamés Gnatalli, Garoto e Marco Pereira. Marcos Vinícius é Doutor em Música, professor no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e docente no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.
A série de apresentações artísticas Quintas Musaicas é realizada pela Nova Acrópole Porto Alegre, com o apoio do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. A coordenação do projeto, na Universidade, é do professor Marcos Vinícius Araújo.
O ingresso é 1 Kg de alimento não perecível por pessoa, que será doado à Escola de Educação Infantil Vó Maria, responsável pela educação e acolhimento de 60 crianças carentes da comunidade e entornos. A parceria da Nova Acrópole com a Creche é de longa data e já gerou grandes ações solidárias às crianças e à comunidade da Vila Orfanotrófio, na capital gaúcha.
O Projeto Quintas Musaicas é uma atividade cultural aberta e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com a ODS #10 – Redução das Desigualdades.