Voluntários da Nova Acrópole trabalham na revitalização da primeira praça de Porto Alegre

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, celebrado no dia 26 de março, os voluntários da Nova Acrópole se mobilizaram para revitalizar a primeira praça da cidade – a Praça Brigadeiro Sampaio.

A ação, resultado de uma parceria entre a Nova Acrópole, a Prefeitura de Porto Alegre e o exército, tem como objetivo realizar a construção de um canteiro que receberá 250 mudas de flores – uma para cada ano de vida da cidade – doadas pelos voluntários da Nova Acrópole, promovendo a renovação e o embelezamento do espaço.

Para tornar a construção do canteiro possível, foi necessário realizar previamente o preparo do solo para receber as mudas. Nos dias 19 e 26 de março, mais de 20 voluntários se engajaram em atividades como marcações, alinhamento e lavragem da terra.

Além disso, o local foi preparado estrategicamente de acordo com a orientação solar, de acordo aos pontos cardeais.

A atividade foi muito importante na prática ativa da Filosofia, além de oferecer um presente a todos que visitam a Praça Brigadeiro Sampaio, a primeira praça da cidade, onde a primeira fonte de água deu de beber aos percurssores da Capital gaúcha.

O evento de inauguração do canteiro ocorrerá no dia 2 de abril, às 9h, com presença dos voluntários da Nova Acrópole, representantes do poder público e sociedade civil.

Essa atividade visa a preservação ambiental, o respeito à natureza, o uso consciente de recursos naturais e a promoção de uma cidade mais sustentável, o que está de acordo com o ODS #11, relacionado às cidades e comunidades sustentáveis e ODS #15, que diz respeito à vida terrestre.