A XVII edição da Semana da Filosofia foi comemorada entre os dias 16 e 19 de novembro pela Organização Internacional Nova Acrópole – sede Porto Alegre, em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco desde 2005. Nesta edição de 2022, o tema “A Linguagem dos Símbolos” foi desenvolvido em todas as unidades da Nova Acrópole no mundo.
Na Nova Acrópole Porto Alegre, a temática “Decifrando as obras-primas: um passeio pelo cinema, pintura e música” foi aprofundada através de atividades relacionadas à pintura, à música, ao cinema e à arquitetura.
Na programação relacionada à Arte, voluntários da Instituição ofereceram uma palestra com esquetes teatrais, compondo um quadro vivo: “O simbolismo na Arte: Escola de Atenas”.
Na programação sobre Música, foi oferecida a palestra “Música e Simbolismo”, com apresentação musical ao vivo de uma orquestra composta de violinos, violoncelos e piano. Também foi oferecido um “Sarau Musical Didático”, com a pianista convidada Paloma Monteiro, da Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, os voluntários organizaram a sala temática “O Retorno de Perséfone”: apreciação musical e mergulho dos sentidos no mito de Perséfone.
Já na programação sobre Cinema, a Instituição ofereceu duas palestras: “Cinema e Simbolismo: A Filosofia em Harry Potter” e “Cinema e Simbolismo: A Filosofia em Senhor dos Anéis”. Também foi organizado a sala temática “Onde a Terra Média encontra Hogwarts”: composta por trechos dos filmes e quiz sobre Harry Potter e O Senhor dos Anéis.
Na programação relacionada à Arquitetura, os voluntários organizaram a sala temática “Descobrindo Porto Alegre”: jogo de adivinhação sobre detalhes arquitetônicos da cidade, na qual o público foi convidado a reconhecer detalhes simbólicos de prédios e casas históricas da capital gaúcha.
E para encerrar a programação da Semana da Filosofia de 2022, a Nova Acrópole Porto Alegre organizou o evento Filosofia na Praça, realizado na Praça da Matriz, que contou com um passeio guiado intitulado “O simbolismo do Centro de Porto Alegre”, no qual alguns grupos saíram para conhecer os diversos símbolos presentes na arquitetura do Centro Histórico de Porto Alegre. Além disso, foram oferecidos rodas de conversa, práticas de Tai Chi, roleta de virtudes, um café da manhã compartilhado e uma apresentação do Coral Euterpe.
O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades, por ser uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.