
Aconteceu, na Nova Acrópole Ribeirão Preto, no dia 23 de abril de 2019, a palestra “Papel Masculino e a Filosofia do Guerreiro”.
Comemorando o Dia de São Jorge, arquétipo do herói e guerreiro, o palestrante Caio Vinícius contextualizou a crise que nossa sociedade passa em relação aos potenciais masculinos, elencando algumas questões, como por exemplo: o desaparecimento dos arquétipos e mitos, bem como a ausência de ritos de passagem que promovam uma mudança de mentalidade do adolescente para a fase adulta.
Segundo o palestrante, a solução poderia vir do resgate desses modelos heroicos e da busca pelas virtudes humanas. “Observando através da filosofia da história, os ensinamentos medievais e gregos possuem chaves que solucionaram o problema do papel masculino, e podem trazer respostas aos nossos problemas atuais”.
Os ensinamentos de Raimundo Lúlio, extraídos da obra “O Livro da Ordem de Cavalaria” parecem retratar o nosso momento histórico:
“Faltou caridade, lealdade, justiça e verdade no mundo; começou inimizade, deslealdade, injúria, falsidade;
e por isso surgiu erro e turvamento.”
“Convém voltar à honra. E, por isso, de todo povo foi eleito o homem mais amável, sábio, leal e forte.
Com mais nobre coragem e ensinamentos que todos os outros.”
“Buscou-se em todas as bestas qual era a mais bela besta e a mais veloz, e a que pudesse sustentar maior trabalho, e qual era a mais conveniente para servir ao homem; e porque o cavalo é a mais nobre besta e a mais conveniente a servir ao homem, por isso, de todas as bestas, o homem elegeu o cavalo, que foi doado ao homem, que foi dos mil homens eleito; e por isso aquele homem tem o nome de cavaleiro.”
E assim, ‘Cavaleiro’ é aquele que é capaz de cavalgar seus instintos, vícios e medos.
Nova Acrópole procura desenvolver os valores cavalheirescos para que possamos construir um mundo melhor a partir da nossa melhora como indivíduo. “Convidamos a todos para participar desta saga!”, conclui Caio.