Aconteceu nos dias 18 e 19 de março a 7ª edição do ANIMERP, evento gratuito de cultura oriental e pop, organizado pelo SESC Rio Preto. Com jogos, música, culinária, dança, cinema, literatura e artes visuais, a organização procurou enriquecer a experiência dos jovens levando também a filosofia e elementos das tradições orientais, dentre os quais a Nova Acrópole de Ribeirão Preto apoiou, ministrando palestras sobre Os Cavaleiros do Zodíaco e Seus Simbolismos e Filosofias Orientais.
Na palestra sobre os Cavaleiros do Zodíaco, oferecida no dia 18, o instrutor Caio Vinícius resgatou a história principal da saga, buscando a relação com os elementos da mitologia grega e da cultura oriental. Foi possível perceber uma relação entre o anime e a saga do ser humano em busca de despertar seu verdadeiro poder e luta pela justiça.
“O desenho tem essa capacidade de inspirar. Por mais que não entendamos muito os motivos e símbolos que estão ocultos, ele desperta um sonho muito profundo em nossos corações. Quando víamos os Cavaleiros do Zodíaco, sonhávamos em lutar pela Justiça”, conta Caio.
Já no dia 19, a instrutora Priscila Arduini trouxe os diversos elementos que compõe o eixo da maioria das filosofias orientais, tais como o Kharma, Dharma, Imortalidade da Alma, Ciclicidade, Busca da Unidade, entre outros. Relacionando-os com a nossa vida cotidiana, ofereceu uma perspectiva prática aos jovens que desejam se aprofundar nessa busca por conhecimento.
“Os orientais tiveram essa capacidade de sintetizar profundas leis da Natureza em uma visão ordenada da vida. Na medida que conhecemos essas leis e buscamos aplicá-las em nossa vida, vamos conquistando uma condição de felicidade e sabedoria”, conta Priscila.