
Entre os dias 13 a 16 de novembro, a Organização Nova Acrópole da Tijuca realizou a XII Semana da Filosofia. O tema deste ano foi “Educação e formação para o ser humano”. O evento transcorreu com um ciclo de Palestras sobre o tema, inspirados na Obra “A República”, de Platão, que aborda aspectos da educação e formação do ser humano, de acordo com as etapas da vida.
Na segunda-feira, dia 13 de novembro, a palestrante Silvana Muniz ressaltou a importância dos contos de fadas para a formação da criança. Nesta fase, ressaltou a professora: “É importante que a criança entre em contato com o Belo e o Bom, pois os valores da tenra idade, se refletirão em um adulto bem formado e com Valores Humanos”.
O professor Ricardo Vela falou sobre a importância da educação para a formação do jovem, na terça-feira, dia 14. Ressaltou a importância da aventura para a formação e amadurecimento das emoções do jovem, visando o desenvolvimento de sentimentos e como se pode apoiá-lo para que possa descobrir a sua vocação.
O tema da formação do adulto e do ancião, foi abordado pelo palestrante Daniel Batouli na quarta-feira, dia 15. O professor ensinou a todos que a formação humana é continuada, e visa, nestas etapas da vida, fazer com que o ser humano encontre e compreenda o seu papel na sociedade e também encontre o sentido de sua existência.
O professor Ricardo Vela encerrou o ciclo de palestras na quinta, dia 16 de novembro, falando sobre a importância da educação e formação do ser humano para conformação de uma sociedade e, por consequência, um mundo mais justo, novo e melhor, ressaltando que esta tarefa é de cada um dos componentes da sociedade, que devem desenvolver o senso de responsabilidade e consciência sobre seus atos, sendo este um dos objetivos das Escolas de Filosofia ao longo da história, e também de Nova Acrópole.
O professor encerrou a XII Semana da Filosofia convidando todos a participarem das atividades oferecidas pela sede Tijuca. A Semana da Filosofia é um evento anual, realizado em todos os países onde Nova Acrópole se encontra. A data é uma recomendação da Unesco para promover a Filosofia como desenvolvimento humano e cultural.