Filosofia na cozinha

Por Rio de Janeiro - Tijuca

No dia 13 de março, a Nova Acrópole Rio de Janeiro realizou uma Oficina Culinária chamada “Filosochef: como expressar a filosofia na cozinha?”. Toda a atividade foi realizada dentro dos cuidados e protocolos para a prevenção do covid-19 e respeitando as normas municipais em vigência.

Nesta edição especial de Outono, o tema foi: “Fazer pão é um processo filosófico?”.

                            

Na ocasião, Lenora Tourinho – aluna e voluntária em Nova Acrópole -, contou sobre a história do pão ao longo dos tempos, que se inicia com o cultivo do trigo até culminar no surgimento das primeiras cidades. Ela fez alusão ao simbolismo do trigo, principal ingrediente do pão, presente no mito grego-romano de Deméter (Ceres), que, de acordo com os ensinamentos, vela pela renovação dos ciclos naturais, simbolizado pelos trigos maduros.

Em um segundo momento, os participantes da oficina colocaram, literalmente, a mão na massa! Cada um misturou, amassou e sovou com o objetivo de aprender a fazer um pão do início ao fim. Desta forma, além de prepararem deliciosas guloseimas, os participantes também tiveram a oportunidade de entrar em contato com as virtudes atreladas a este processo, tais como: paciência, perseverança, disciplina, generosidade, cortesia e discernimento, explicadas no primeiro momento do encontro.

Ao final da atividade, todos os deliciosos quitutes foram embalados para viagem e presenteados entre os participantes.

A oficina proporcionou uma oportunidade para troca de experiências sobre a importância de perceber valores e colocá-los em prática nas atividades mais corriqueiras de nossa vida, como assar um pão!