Harry Potter e a Filosofia

Por Rio de Janeiro - Tijuca

Na segunda semana de maio, dos dias 9 ao 12, a sede Rio de Janeiro da Nova Acrópole promoveu um evento em homenagem aos 25 anos do lançamento do primeiro livro que conta as aventuras do jovem bruxo Harry Potter e de seus amigos. Mais do que uma obra literária, ela trata de elementos filosóficos presentes em muitas culturas e que reforçam a importância da literatura no desenvolvimento do próprio ser humano, que acaba se reconhecendo na figura do herói e de outros personagens.

Foram quatro dias de evento, nos quais os participantes dialogaram, fizeram comentários e trouxeram experiências a respeito dos livros e filmes da saga do bruxinho. Valores como a coragem, a amizade, o amor, a fidelidade, a confiança, entre outros, estivem presentes em todos os diálogos ressaltando a importância que se tem em refletir sobre esses elementos que compõe o próprio desenvolvimento humano. Qualidades que muitas vezes reconhecemos em nós ou buscamos desenvolver quando nos identificamos com um personagem ou com toda uma história.

Nova Acrópole enquanto escola de filosofia, tendo a cultura como uma de suas bases, busca na literatura um apoio para a reflexão de valores tão importantes para nós seres humanos. Em suas atividades busca e propõe diálogos relacionando a tradição filosófica e a vida cotidiana, oferecendo a seus alunos ferramentas práticas para uma forma de vida mais consciente, valorosa e humana.