Nova Acrópole Tijuca reflete sobre a importância dos livros

Por Rio de Janeiro - Tijuca

A Nova Acrópole Tijuca, no Rio de Janeiro, dedicou o dia 28 de outubro de 2023 à celebração do Dia Nacional do Livro, enfatizando a significância dos livros como patrimônio cultural da humanidade.

A programação contou com uma oficina de interpretação poética, que mergulhou no poema “Cada Rosa Gentil Ontem Nascida”, do poeta mexicano Amado Nervo. Em seguida, uma apresentação elucidou os processos internos de uma biblioteca, culminando com a ideia de que “A leitura é um exercício para a alma”.

O público teve a chance de vivenciar o funcionamento de uma biblioteca, participando de atividades como inventário físico, a transição deste para o formato digital e um workshop sobre técnicas de limpeza e preservação de obras.

“Os livros são mais do que páginas encadernadas. Eles são pontes que nos conectam a ideias, culturas e eras distantes, permitindo que viajemos sem sair do lugar e, mais importante, que nos transformemos a cada leitura”, destaca o responsável pela atividade, Pedro Guimarães.

O encerramento foi marcado por um momento de diálogo, reforçando a importância da leitura e a influência positiva da Nova Acrópole na vida de seus associados. A celebração reiterou o compromisso da instituição em valorizar a cultura e a educação.

A escolha da data 29 de outubro como Dia Nacional do Livro é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro. Esta biblioteca foi criada em 29 de outubro de 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil. Desde então, essa data se consagra como um marco na valorização da literatura e promoção da cultura no País.