Seja Voluntário por um dia: um convite à comunidade

Por Rio de Janeiro - Tijuca

O Projeto Roma faz parte das atividades do Ateliê Alexandria, um grupo formado por alunos da Nova Acrópole Rio de Janeiro e com a orientação de um instrutor, tendo como objetivo o estudo de antigas civilizações que deixaram sua marca na história humana. No atual projeto, o objeto de estudo foi a Civilização Romana, sua cultura, sua formação sociopolítica, seus filósofos e sua história.

O grupo que se encontra semanalmente aos sábados tem estudado a história de Roma através de artigos escritos por alunos da Nova Acrópole de diversos países ao longo dos anos, resultado de muitas pesquisas sobre o tema. Em cada encontro é realizado a leitura do texto e um diálogo sobre o tema. O Ateliê também realiza o cuidado e manutenção das réplicas de figuras gregas, como seus deuses, heróis e imperadores.

“Seja Voluntário por um dia” abriu as portas da Nova Acrópole Rio de Janeiro (Tijuca) para receber seus alunos e a comunidade para a preparação de uma exposição sobre o Império Romano. As peças do acervo foram separadas, catalogadas e expostas, com uma breve descrição de cada uma. Os participantes montaram uma árvore genealógica dos Deuses Romanos e uma das alunas retratou em uma das paredes a imagem da Deusa Fides, deusa Romana da Fidelidade.

Foi um dia de muito aprendizado e convivência. Um momento especial onde se pôde entrar em contato com uma das maiores civilizações da humanidade e que tem tanto para nos ensinar. A filosofia através da cultura, da vivência e da investigação é uma ferramenta de recolhimento dos valores humanos que ao longo dos séculos se apresentam na forma de uma civilização.