Semana do Meio Ambiente apresenta exposição de desenhos e revitalização de jardim

Por Rio de Janeiro - Tijuca

No sábado, 12 de junho, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Rio de Janeiro, situada no bairro da Tijuca – promoveu duas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Os eventos atenderam aos cuidados e aos protocolos para a prevenção do covid-19, respeitando as normas municipais em vigência.

A primeira atividade do dia foi a exposição de desenhos de crianças e jovens entre 4 e 18 anos com o tema “Grande Mãe Terra”. Os desenhos retrataram a Mãe Natureza e foram expostos na sede da escola. A atividade foi coordenada pela professora Noêmia André e contou com o apoio da aluna voluntária Renata Fonseca.

Com a proposta de Desintoxicar, Limpar e Embelezar, foi realizado na sede Rio de Janeiro, uma revitalização do jardim. Durante a atividade, houve a oportunidade de convivência não só entre os participantes, mas também com a natureza, além de tomar conhecimento de algumas espécies de plantas comestíveis e ornamentais.

Dia Internacional da Mãe Terra: como viver de maneira integrada? 

O Dia da Mãe Terra existe desde 1970, mas foi em 2009 que a Organização das Nações Unidas (ONU) o elegeu como uma data internacional. A ONU lança anualmente desafios para o Dia Internacional da Mãe Terra e que, em 2021, o desafio foi a restauração de ecossistemas.

A Nova Acrópole é uma escola de filosofia à maneira clássica, que estimula a prática dos ensinamentos para além da teoria. Assim, a Nova Acrópole no Brasil – região Sul -, lançou um desafio chamado carinhosamente de #desafiomãeterra.Esta ação cumpre com o objetivo #15 do ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) de Vida terrestre da ONU, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor e beneficiar, inclusive, a si mesmo, já que somos parte dele.