Workshop: “Filosofando com Pizza”

Por Rio de Janeiro - Tijuca

No sábado, 21 de agosto, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Rio de Janeiro, situada no bairro da Tijuca – promoveu mais uma edição do “Filosochef: como expressar a filosofia na cozinha?”, com um Workshop de Pizzas. O evento atendeu aos cuidados e aos protocolos para a prevenção do Covid-19, respeitando as normas municipais em vigência.

A atividade acontece mensalmente e é realizada pela voluntária Lenora Tourinho com a participação de outros alunos e voluntários da escola, que são convidados a tomar parte como equipe de apoio.

O Filosochef não é apenas um workshop para aprender a cozinhar. É, antes de tudo, um canal de convivência e estimula a prática dos ensinamentos teóricos aprendidos em sala de aula.

Cada encontro inicia-se com uma conversa sobre um pouco da história e curiosidades sobre o que irá ser preparado. É então inserido o tema da culinária dentro da filosofia, orientando o pensamento do apenas fazer para o enxergar para além de farinha e molho. Os participantes foram então convidados a refletir sobre as virtudes necessárias para realizar a preparação da massa e de todo o processo de confecção da pizza. Cada um escolhe então um valor que gostaria de desenvolver ao longo dessa experiência e compartilha com os colegas num momento de convivência e amizade filosófica.

Nessa edição, os inscritos aprenderam a fazer pizza artesanal, desde da separação dos insumos, preparação, fermentação da massa até a escolha da cobertura, montagem e cocção. Lenora Tourinho contou com o apoio de Patrícia Manhães, também aluna de Nova Acrópole.

Os participantes aprenderam a preparar massas de pizzas fofinhas e saborosas, com todo o cuidado e paciência que são necessários para fazer uma boa pizza. Os sabores foram escolhidos na hora por todos, deixando a experiência ainda mais inclusiva e divertida. Pizza marguerita, frango com catupiry, portuguesa, calabresa, meio a meio e vários brotinhos foram produzidos numa agradável tarde de fim de inverno no Rio de Janeiro. Uma tarde que foi além das boas práticas na cozinha, com os integrantes convivendo entre si, recheando o sábado com fraternidade, alegria, paciência e generosidade.