Comemoração ao Dia Nacional da Música Clássica

Por Bahia - Salvador

Em comemoração ao Dia Nacional da Música Clássica (5 de março), estabelecida em homenagem ao aniversário de Villa-Lobos, a Nova Acrópole de Salvador organizou uma semana de celebração.

O coral da Nova Acrópole se apresentou entre os dias 7 e 11 de março, cantando “O trenzinho do caipira”, para os estudantes da instituição, como forma de incentivar a apreciação musical.

O evento culminou com o curso “Apreciação de Música Clássica: uma visão filosófica”, no sábado. Este foi ministrado pela musicista e filósofa Carla Castro, e visou sensibilizar os participantes a respeito das nuances da música clássica, assim como demonstrar a importância desta para o desenvolvimento do ser humano. Além disso, o curso se propôs a apresentar algumas obras de grandes gênios da música e os diferentes aspectos relacionados à formação de concertos (elementos da orquestra, o papel e importância do maestro, conceito de sinfonia etc.).

De acordo com Carla Castro: “A música de Villa-Lobos marca muito, porque a essência dela é brasileira. Você consegue reconhecer ritmos de samba, consegue reconhecer sons de chorinhos, sons de violão, no meio de obras sinfônicas. E isso é um trabalho que só ele consegue alcançar”.