No sábado (10), a Nova Acrópole Salvador promoveu mais uma palestra aberta, desta vez com o tema “Sir Gawain e a virtude da redenção”. Ministrado por Matheus Travassos, o momento trouxe um breve histórico a respeito da formação da Távola Redonda, quando o Rei Artur reuniu cavaleiros honrosos para seguir Códigos de Honra.
Sir Gawain, um dos cavaleiros de Artur, diante de sua raiva descontrolada, envolveu-se em uma disputa contra outro rapaz e matou, acidentalmente, a sua própria esposa, que tentava impedi-lo. Julgando-se como indigno de ser um cavaleiro, Sir Gawain tencionava abandonar a Távola Redonda e vagar sem rumo. Rei Artur, no entanto, o impediu, fazendo-o comprometer-se com a virtude da Redenção.
O cavaleiro, então, passou a dedicar a sua vida aos códigos impostos por Artur, serviu-o lealmente e enfrentou, com coragem, as missões que lhe foram atribuídas. A palestra abordou dois momentos importantes desta trajetória: o seu casamento com Lady Ragnell e seu encontro com o caçador Bertilak. Em ambos os encontros, o cavaleiro demonstrou o seu valor e conquistou, assim, a sua Redenção.
E nós? Como podemos nos redimir e a quais códigos estamos comprometidos?