Gincana Filosófica + Diálogo
A primeira edição da Gincana Filosófica, aberta ao público, foi um dos destaques da programação da XVI Semana da Filosofia promovida pela Nova Acrópole de Salvador. Em cada prova, havia um objetivo diferente que os participantes tinham de superar. Dificuldades que exigiam concentração, trabalho em equipe, confiança, boa comunicação e identificação de potenciais individuais para melhor desempenho coletivo em cada atividade.
A gincana gerou interação entre os participantes, promovendo a união e provocando a reflexão diante de cada novo desafio que surgia, com a proposta de relacionar as provas com máximas filosóficas. No último desafio, as equipes se uniram, deixando genuinamente de lado a divisão de grupos, buscando se ajudar para completar a última “missão”, ressaltando assim, a mensagem de que todos venceram.
Ao final da atividade, todo o grupo foi convidado a compartilhar suas reflexões e aprendizados em um diálogo. Leonardo Dias, que participava pela primeira vez, relatou: “Participar da Semana da Filosofia foi uma experiência que, para além do constante exercício de observar e absorver as atividades, me permitiu interagir com a proposta maior da casa: a ação – através da participação na gincana – e a necessidade de refletirmos sobre a aplicação dos valores na nossa conduta no cotidiano – através do diálogo bem dosado após a gincana.”
Peça: “Prometeu, portador do Fogo”
Outro destaque foi a apresentação teatral “Prometeu, portador do Fogo”. Dirigida e encenada pelos voluntários da Nova Acrópole de Salvador, a obra abordou o mito grego do Ser Divino que se sacrificou em benefício da humanidade.
De acordo com a tradição, Prometeu se apiedou dos homens que estavam vivendo na ignorância e assumiu as consequência de contrariar Zeus, regente do Olimpo, roubando o Fogo Sagrado para que assim a humanidade pudesse viver mais dignamente. Como efeito deste ato, foi acorrentado no monte Cáucaso, tendo seu fígado devorado todos os dias por uma águia, e à noite esse órgão se regenerava.
A mensagem que ficou para o público pode ser representada por este depoimento: “A peça me fez perceber que temos uma responsabilidade, pois não foi um presente qualquer. Recebemos o Fogo que, simbolicamente, nos fala da inteligência humana, e com isso, somos responsáveis pelas consequências de nossas escolhas, tal como Prometeu o fez”, diz Monik Cedraz, aluna de Nova Acrópole.
Esquete: “A (r)evolução das Formas Planas”
A esquete trouxe figuras geométricas representando o papel do desafio dos homens na busca da evolução. A proposta foi transmitir a ideia do ser humano pensado desde um modelo superior, em nome do qual deve se esforçar para se aproximar dos arquétipos.
Oficina de Origami
A oficina de Origami teve como proposta levar à prática as reflexões da esquete; dentre elas, a de que por meio da inteligência humana pode-se, a partir de uma figura plana, que é o papel, transformá-la em um ser tridimensional, que é o origami, sendo este um objeto com a dimensão da estética e da utilidade.
Exposição histórica
A exposição “Oito inspirações históricas para superar uma adversidade”, foi exposta durante o sábado do evento, destacando momentos da humanidade em que foi necessária a união de muitos para vencer uma adversidade ou um momento de crise. Contaram-se histórias que iam desde a Grécia antiga, com o exemplo dos “300 de Esparta”, até o período atual, com o caso dos meninos da caverna, na Tailândia, em 2018, salientando as virtudes que estes utilizaram para poder vencer a situação adversa do aprisionamento.
Exposição fotográfica
A exposição fotográfica com o tema “O visível do invisível”, esteve exposta no Shopping Paseo, no Itaigara, com o intuito de inspirar os transeuntes em relação à proposta da 16a Semana da Filosofia: “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”. A exposição contou com fotos tiradas por voluntários da Nova Acrópole de todo Brasil, as quais permaneceram expostas do dia 12 ao dia 26 de novembro.
A Semana da Filosofia acontece todos os anos desde que a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, em 2005. Neste ano, os visitantes saíram inspirados com os exemplos de como a união em prol de uma causa pode trazer grandes transformações, mesmo que, de início, isso pareça impossível.
A programação de palestras ocorridas entre os dias 16 a 20 de novembro pode ser vista através do canal do YouTube da Nova Acrópole Brasil.