No dia 5 de setembro, terça-feira, ocorreu na Nova Acrópole Santa Cruz do Sul a palestra intitulada “A difícil arte de tomar decisões”, ministrada pelo professor Rafael Ebert.
Durante sua fala, Rafael abordou inúmeros quesitos referentes àquela que vem sendo uma das mais difíceis tarefas do ser humano: a tomada de decisão. Em primeiro lugar, elucidou-se: “O que são escolhas? Por que é tão difícil escolher?” As respostas a essas (e outras) perguntas estão relacionadas com o que vem após a escolha, isto é, a responsabilidade. Ao passo em que decidimos por conta e risco determinado movimento, estamos também assumindo a responsabilidade sobre seus frutos – quaisquer que sejam. E essa pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Pode, mas por essência não o é.
Conforme os apontamentos do professor, podemos utilizar a filosofia e os ensinamentos históricos como subsídios. Não é necessário pensar mais, mas sim pensar melhor. Essa atitude frente à vida e às provas nos proporciona o necessário para escolher cada vez melhor. Escolher com discernimento, prudência e coragem – assim como tantos filósofos e pensadores nos ensinaram ao longo da história.
“É possível aprender a se alegrar com todos os seus sucessos e a superar todos seus fracassos” – Sêneca
A palestra também marcou o início de uma nova turma do curso Filosofia para Viver, nas quartas-feiras à noite, às 19hrs30min, na sede da Escola.