Ocorreu nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022, a “Caminhada Pierre de Coubertin” da Escola do Esporte do Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi promovida uma caminhada na natureza no Parque de Aparados da Serra – RS, no qual foi realizada uma visita ao Cânion Itaimbezinho e Cânion Malacara.
Os filósofos atletas de diversas escolas da Nova Acrópole do RS integraram a caminhada, na qual foram inseridos alguns elementos filosóficos que Pierre de Coubertin, o fundador das Olimpíadas da Era Moderna, trazia em seus sonhos sobre como o esporte poderia auxiliar na construção de um ser humano melhor. O citado pedagogo e filósofo sonhava que o esporte cumpriria um papel agregador e pacificador das sociedades, e que deveria tornar os seres humanos mais fortes, sábios e fraternais.
Para isso foram promovidas atividades como: declamação de poesia, diálogos filosóficos, e o contato com a natureza. Segundo Coubertin, para lidar com as tensões da vida moderna, o jovem se beneficiaria em muito do esporte, da atividade física, e passeios na natureza, sempre acompanhados também do desenvolvimento cultural e moral do indivíduo.
“Entendido desse modo, o esporte leva diretamente a esse ideal humano que consiste no triunfo da vontade. Isto é o que o faz grande, filosófico, o que nos leva a essas doutrinas estoicas nas quais a posteridade tem encontrado muitos erros e exageros, mas cujo nobre caráter e cuja pureza nunca foi discutida.” Pierre de Coubertin
Este evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #3: saúde e bem estar; ODS#4: educação de qualidade.