
O primeiro Ciclo de Palestras de 2021, promovido pela Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul, ocorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro. Com duas atividades on-line, o evento reuniu diversas pessoas interessadas em conhecer um pouco mais acerca de algumas das ferramentas que a Filosofia nos proporciona.
No primeiro dia, o tema “Uma visão filosófica sobre o tempo” trouxe algumas reflexões, como a de que o tempo não é apenas a duração dos fatos, tendo assim, uma grandiosidade em suas interpretações. Para entender melhor suas conexões, foi relacionado como uma divindade (Cronos), assim como uma energia, e também como uma dimensão. Ministrada pelo professor Rafael Ebert, a aula abordou questões como o que nos prende ao tempo e o que nos distancia de aprender com ele. “A prisão do tempo começa dentro da nossa mente, e é pela nossa mente que podemos acabar com isso”, explica Rafael, apresentando algumas ferramentas da Filosofia para melhor lidar com diversas situações.
Já no dia 25, a palestra “Buda e a sabedoria do oriente”, ministrada pela instrutora Sofia Bittencourt, abordou sobre o contexto histórico da vida de Sidarta Gautama, bem como os aprendizados que ele teve ao longo de sua caminhada. Foram apresentados os conceitos das Quatro Nobres Verdades e do Nobre Óctuplo Caminho, além dos Quatro Estados Sublimes. Para encerrar, trouxe aspectos do Budismo e sua visão de sociedade, fazendo um paralelo com a situação atual e como podemos extrair os ensinamentos de Buda para nossa vida.