No dia 19 de junho, quarta-feira, na sede Santa Cruz do Sul da Nova Acrópole, a professora Sofia Bittencourt ministrou a palestra pública “Por que a Beleza Importa?”. Este evento fez parte da programação em homenagem ao Dia da Arte (13/05) e reuniu a comunidade para explorar as conexões entre a beleza e a vida humana.
Durante a palestra, Sofia abordou a Beleza a partir das ideias platônicas dos Arquétipos – conceitos atemporais e que fundamentalmente regem a lógica do Universo. Segundo as ideias platônicas, a Beleza e o Belo se manifestam ao ser humano em muitas facetas, podendo ser observados, sobretudo, através da arte e da natureza. Belo, aquilo que atende aos padrões dos elementos sagrados e à harmonia.
Enquanto elemento físico, a beleza está expressa na Arte, ao passo que, enquanto elemento moral, se manifesta na conduta humana. Assim como uma obra, uma conduta também pode ser Bela. Nesse sentido, a Bela ação é capaz de nos conduzir, enquanto seres humanos, de nos inspirar a alcançar lugares melhores; formas de nos relacionarmos melhor.
“A lei suprema da arte é a representação do belo.” – Leonardo da Vinci