No dia 28 de outubro de 2024, em Santa Cruz do Sul, o professor Rafael Ebert conversou com os servidores municipais sobre como a Filosofia Budista auxilia na compreensão da dor, não apenas no seu âmbito físico, mas também psicológico e espiritual.
Foram abordados diversos ensinamentos da Filosofia Budista sobre a dor, desde a sua causa, e o caminho para a cessação da dor, conhecido como o Nobre Óctuplo Caminho, que consiste na busca pela ação equilibrada e justa em todos os planos da existência, o que isenta do Karma e consequentemente, da dor.
Além disto foi abordada a diferença entre dor e sofrimento. A dor, de acordo com a Filosofia Budista, é um veículo de consciência, e, se bem assimilada, leva a transformações e consequentemente à evolução. Já o sofrimento é opcional, e não necessariamente auxilia no aprimoramento do indivíduo.
De acordo com os servidores municipais, foi uma ótima oportunidade de refletir como se pode ser um melhor agente público ao compreender melhor a si mesmo e aos demais.