No dia 19 de abril, a Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul promoveu a palestra on-line “As Mulheres na Filosofia”. Ministrada por Sofia Bittencourt, a atividade abordou a visão filosófica do elemento feminino e a visão histórica da atuação das mulheres na Filosofia, além de citar importantes filósofas da antiguidade.
O tema do elemento feminino na natureza foi abordado com o intuito de contextualizar o assunto. Ao falar das polaridades feminina e masculina, disse que não se trata de gêneros humanos, mas sim, de forças da natureza. Um exemplo disso, é o Yin-Yang, conceito do Taoísmo muito conhecido, que representa duas energias opostas.
Foram citadas algumas personagens que contribuíram com seus ensinamentos filosóficos na antiguidade, como as Vestais de Roma e Hipátia de Alexandria, do Império Romano, e também algumas mais recentes, como Helena Blavastky e Delia Steinberg Guzmán.
Ao encerrar a palestra, a mensagem que ficou é para que haja uma renovação interior, um desabrochar, ao invés de destruir o que não está mais fazendo sentido. É através da Filosofia que buscamos compreender e resgatar a essência do feminino.