A vida do médico e filósofo Paracelso foi tema de palestra promovida pela Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul, no dia 16 de setembro. Foi ministrada por Sofia Bittencourt Ebert e intitulada “Paracelso e os princípios da boa medicina”.
A palestrante abordou as principais contribuições deste grande filósofo para o advento da Nova Medicina na sua época e como esses princípios inspiram os dias de hoje.
Paracelso foi um grande médico, mago e alquimista da Idade Média e um dos precursores do Renascimento. Nascido na região da Suíça em 1493, foi contemporâneo de vários gênios, como Leonardo da Vinci e Copérnico. Médico formado, viajou para vários lugares do mundo em busca de novos conhecimentos da área, insatisfeito com o ensino tradicional que recebeu na academia. Entre suas contribuições, destaca-se a revolução na medicina na época, trazendo grandes inovações nesta prática, sobretudo no âmbito da ética e da moral. Também é conhecido por suas realizações em Química e como um precursor da Bioquímica e da Toxicologia.
Na sequência das atividades do mês, a sede também abriu uma nova turma do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, no dia 21 de setembro.