XVII Semana da Filosofia com salas temáticas, noite dos mitos e tour histórico

Por Rio Grande do Sul - Santa Cruz do Sul

Entre os dias 16 a 20 de novembro, de quarta a domingo, ocorreu na sede Santa Cruz do Sul da Organização Internacional Nova Acrópole, a XVII Semana da Filosofia, para celebrar o Dia Mundial da Filosofia com uma programação especial.

Na quarta e na quinta, dias 16 e 17 ocorreu a “Jornada dos Símbolos”, evento em que os visitantes vivenciaram três salas temáticas nas quais o conceito de símbolo foi apresentado através das artes, caracteres relacionados a diferentes civilizações e sobre os sólidos platônicos. Ao final, todos os participantes foram presenteados com uma declamação da poesia Eros e Psique de Fernando Pessoa.

Na noite da sexta-feira, dia 18, ocorreu a “Noite dos Mitos”, atividade em que foram apresentados diversos e diferentes mitos importantes para a construção simbólica do ser humano.

Noite dos Mitos

No dia seguinte, sábado, 19 de novembro, ocorreu o “Tour Histórico” com visita guiada na cidade de Rio Pardo, antiga capital do Rio Grande do Sul, sede de muitos eventos importantes na história do estado. E, por fim, no domingo, dia 20, foram apresentados os símbolos presentes na Catedral São João Batista, situada no centro de Santa Cruz do Sul, a maior catedral neogótica da América Latina.

Visita à Catedral São João Batista
Tour histórico em Rio Pardo

Ao longo da semana o público presente conheceu um pouco mais da importância de compreender a linguagem dos símbolos para uma vida consciente, útil e feliz.