
Durante os dias 23 e 24 de junho aconteceu na Nova Acrópole Santos o minicurso de Introdução à Apreciação Estética, aberto ao público, ministrado pela professora Simone Matias.
O curso teve como objetivo despertar a sensibilidade e melhorar o conhecimento sobre a arte por meio da apreciação comparada de diversas obras, estimulando uma maneira mais profunda de ver, graças ao entendimento da linguagem artística (a forma) e à contemplação dos sentimentos, sensações, vida e ordem que as obras transmitem. Tudo isso contextualizado no tempo histórico e nas mentalidades de cada época, que mudam através dos tempos, mas havendo sempre a busca do ser humano por entender o mundo e a si mesmo.
“Aprendemos que o Belo é um arquétipo que existe no Universo e se manifesta nas coisas e que nossa alma reconhece o Belo porque se lembra dele. Também, que a linguagem visual é universal e a conhecemos intuitivamente, que é possível ampliar e refinar o gosto, e que para apreciar uma obra de arte é necessário estar aberto, sem expectativas ou visões e preferências, assim poderemos ver o que o artista quer nos mostrar”, diz Simone.
O curso mostrou um pouco da Arte egípcia e o arquétipo de vida espiritual, seguida da Arte grega, com seus aspectos de equilíbrio, ordem e harmonia. Passou-se pelas maneiras de olhar Deus e a si mesmo da Arte medieval, do Renascimento e do período Barroco. Chegou-se aos períodos Neoclássico, Romantismo e Realismo, e tomou-se contato com a era do espírito científico e racional. Por fim, a professora apresentou o Impressionismo e a transitoriedade da vida e o Pós-impressionismo e os diferentes modos de ver.
“O curso me despertou o olhar para as obras de arte que nunca antes havia tido. Estou muito feliz de ter essa oportunidade de aprender a refinar o meu olhar e a ver o Belo nas representações artísticas”, comentou uma das participantes.
A Nova Acrópole apoia e contribui com a Organização das Nações Unidas (ONU) e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização. Dessa forma, essa prática contribui com o ODS #4 – Educação de Qualidade.
