Nova Acrópole realiza 26ª ação de limpeza de monumento na cidade: Estátua de Padre Champagnat

Por São Paulo - Santos

Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizou no dia 24 de Fevereiro, a vigésima sexta ação de conservação dos monumentos da cidade. A ação foi a limpeza do monumento que fica na praça Champagnat, no bairro do Macuco, atrás da Gota de Leite. E foi realizada por cinco voluntários que participaram da ação, realizando o trabalho de lixamento e lavagem da estátua e de seu pedestal.

Mesmo estando no período de pandemia, o apoio voluntário foi realizado, tendo em vista que seria possível trabalhar com EPIs recomendados para resguardo do risco de contágio, e que os voluntários têm recomendação da instituição de atentar a todas as regras definidas pelos órgãos responsáveis.

 

Sobre a obra

Inaugurada em 1957, a obra é uma homenagem ao Padre Champagnat, fundador do Instituto Marista e padroeiro dos professores e da educação. Além do Padre Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999, três crianças carentes, representadas sem sapatos, integram o monumento.

 

Sobre o Projeto Clio

Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O projeto iniciou em 2017 e o objetivo é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.