Nova Acrópole realiza 30ª ação de limpeza de monumento na cidade: Escultura “Ninfa com concha”

Por São Paulo - Santos

Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizou no dia 2 de setembro, a trigésima ação de conservação dos monumentos da cidade. A atividade consistiu na limpeza do monumento “Ninfa com concha”, localizada na Praça Visconde de Mauá.

A parceria entre a Organização Nova Acrópole e a Secult já dura cinco anos, e uma vez por mês realiza-se esta ação em um monumento específico de Santos.

Sobre a obra

A obra, esculpida em bronze e com base de granito, é uma réplica da escultura Nymphe à la coquille, do escultor francês Charles Antoine Coysevox, que foi esculpida em mármore e adornou os jardins de Versalhes na França. Foi encomendada pela Prefeitura Municipal de Santos quando da reurbanização da Praça Mauá, no ano de 1939.

Sobre o Projeto Clio

Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O projeto iniciou em 2017 e o objetivo é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras monumentais. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor.

A proposta do Projeto Clio emparelha-se ao ODS # 17, que propõe: “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.” Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram propostos pela ONU para a Agenda 2030 e as ações das diferentes sedes da Nova Acrópole procuram alinhar-se à eles, contribuindo para um futuro mais sustentável e harmônico em nosso planeta.