A Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizou no dia 27 de março, às 9h, a décima terceira ação de conservação dos monumentos da cidade: a limpeza do monumento Primeiro de Maio, localizado na Praça 1º de Maio, Ponta da Praia, em Santos.
O monumento é uma homenagem aos trabalhadores e foi inaugurado em 1º de maio de 2007. A obra é afixada em uma base circular e formada por três lâminas de concreto, representando os setores da indústria, campo e comércio. São posicionadas de maneira que formam um “V” símbolo das conquistas dos trabalhadores. O escultor é Glaucus Renzo Farinello.
O Projeto Clio
Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O objetivo do projeto é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.
As ações anteriores foram:
Março 2017 – Estátua de Saturnino de Brito – Jardim da praia, José Menino.
Abril 2017- Busto de Ariosto Guimarães – Centro.
Maio 2017- Estátua de Vicente de Carvalho – Jardim da praia, Boqueirão.
Junho 2017- Monumento de Padre Anchieta – Jardim da praia, Ponta da Praia.
Agosto 2017– Nichos do Monte Serrat, Monte Serrat.
Novembro 2017– monumento aos Imigrantes Japoneses.
Março de 2018 – Leão e “Leoa” da praia do Gonzaga.
Abril de 2018 – Monumento em homenagem ao Padre Champagnat.
Maio 2018 – Busto em homenagem a Mário Covas.
Junho 2018 – Busto em homenagem a Martins Fontes.
Agosto 2018 – Nichos da escadaria do Monte Serrat.
Janeiro 2019 – Monumento em homenagem à Braz Cubas.