
A Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos,, fez no dia 19 de novembro, a vigésima segunda ação de conservação dos monumentos da cidade: a limpeza do busto de Zumbi dos Palmares. A obra fica na praça Palmares, no bairro Embaré, Santos. Os voluntários lixaram o bronze, lavaram a pedra que sustenta a busto e também limparam a praça.
Sobre a obra
Zumbi nasceu em 1655 em uma das aldeias do Quilombo de Palmares, em Alagoas. Era descendente de guerreiros Jagas ou Imbamgalas, de Angola. Ainda criança foi aprisionados por soldados e entregue ao padre português Antônio Melo, que o batizou Francisco. Em 1670, zumbi escapou e voltou a Palmares. O quilombo chegou a ter a área de Portugal e ser habitado por 30 mil pessoas. Em 1678, Zumbi rebelou-se contra o líder dos Palmares, Ganga Zumba, e tomou-lhe o posto, pois este aceitara a proposta do governador da capitania de Pernambuco de conceder liberdade aos escravos fugidos em troca de submissão do quilombo à coroa Portuguesa. Zumbi foi morto em batalha em 1695 e sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública em Olinda, Pernambuco.
O dia da consciência negra foi instituído em 1995, celebrado na data da morte de Zumbi. O monumento, inaugurado em 1990, é de autoria de Daniel Leandro Gonzalez e foi uma homenagem do conselho Municipal da Comunidade Negra.
O Projeto Clio
Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O objetivo do projeto é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.
As ações anteriores foram:
Março 2017 – Estátua de Saturnino de Brito – Jardim da praia, José Menino.
Abril 2017 – Busto de Ariosto Guimarães – Centro.
Maio 2017 – Estátua de Vicente de Carvalho – Jardim da praia, Boqueirão.
Junho 2017 – Monumento de Padre Anchieta – Jardim da praia, Ponta da Praia.
Agosto 2017 – Nichos do Monte Serrat, Monte Serrat.
Novembro 2017 – monumento aos Imigrantes Japoneses.
Março de 2018 – Leão e “Leoa” da praia do Gonzaga.
Abril de 2018 – Monumento em homenagem ao Padre Champagnat.
Maio 2018 – Busto em homenagem a Mário Covas.
Junho 2018 – Busto em homenagem a Martins Fontes.
Agosto 2018 – Nichos da escadaria do Monte Serrat.
Janeiro 2019 – Monumento em homenagem à Braz Cubas.
Março 2019 – Monumento Primeiro de Maio.
Abril 2019 – Busto do Brigadeiro Tobias Aguiar.
Maio 2019 – Busto do Almirante Francisco Manuel Barroso.
Junho 2019 – Monumento ao Atleta Náutico Santista.
Agosto 2019 – Nichos do Monte Serrat.
Setembro 2019 – Busto de Paulo Gasgon.
Outubro 2019 – Monumento Caravela, Busto de Giusfredo Santini e Busto de Fábio Montenegro.