
A Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizou no dia 14 de dezembro, a vigésima terceira ação de conservação dos monumentos da cidade. O Busto de Mathias Casimiro Alberto da Costa, localizado no bairro Vila Mathias, passou por limpeza e lixamento e lavagem da placa de bronze.
Sobre a obra
Mathias Cassimiro Alberto da Costa foi pioneiro no país na criação de transporte coletivo com bonde de tração animal e pelo assentamento das primeiras redes particulares de água e esgoto em Santos. Nasceu em Portugal em 1856 e chegou ao Brasil aos 14 anos. Em Santos, foi o maior produtor de hortifrutigranjeiros do litoral, o maior produtor e exportador sul americano de banana e exportador de café. Mathias Cassimiro loteou sua propriedade, abriu ruas e avenidas e doou terras ao município. Ele e sua esposa, Dona Ana Costa, fundaram e mantiveram inúmeras associações beneficentes. Morreu assassinado em 1889 com um tiro na testa, durante discussão sobre propriedade de terras, enquanto media um terreno que serviria para a abertura da atual Av. Ana Costa.
O busto foi inaugurado em 2008 e é obra do escultor Luis Garcia Jorge.
Sobre o Projeto Clio
Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O projeto iniciou em 2017 e o objetivo é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.