Em celebração à Semana do Meio Ambiente, que teve neste ano sua IV edição, Nova Acrópole Santos ofereceu, no dia 1 de junho, a palestra gratuita “Filosofia Ecológica: do Homo Consumidor ao Homo Naturalis“.
A natureza não deveria ser vista apenas como provedora de insumos para satisfazer nossos padrões crescentes de consumo. Esta mentalidade de progresso e felicidade, associada a se ter cada vez mais para si, tem levado o homem a hipotecar seu futuro em troca de sua satisfação imediata.
A saída desta crise virá de uma mudança da nossa forma de pensar e agir, compreendendo o que é a Terra e transformando a nossa relação com esta grande Mãe.
Na palestra foi apresentada uma visão filosófica e natural do nosso planeta e como o ser humano pode fazer a transição do modelo do Homo Consumidor ao Homo Naturalis. O primeiro, o ser humano comum, cujo ideal de felicidade é sentir-se satisfeito e o último, mais próximo do sábio, o ser humano totalmente integrado às leis naturais.
Ao final, o palestrante Christiano Gouveia deixou a seguinte reflexão sobre a nossa relação com a natureza: “A Terra é a nossa grande Mãe, que, por infinita generosidade, nos dá de si tudo de que necessitamos sem nos pedir nada em troca, a não ser que, enquanto humanidade, sejamos bons filhos.”